REGULAMENTO DO PRÊMIO

O Prêmio sinônimo de transparência e credibilidade

16ª EDIÇÃO
DO PRÊMIO

Evento referência do mercado nacional de seguros.

A Brasil Notícias Editora e Comunicação Empresarial – empresa responsável pela publicação da Revista Segurador Brasil, com 26 anos de reconhecida atuação e credibilidade na área editorial (23 na área segmentada de seguros) – promove em 28 de março de 2019 o principal e mais concorrido evento destinado às empresas, entidades e profissionais que se destacaram neste importante segmento da economia brasileira. Trata-se do Prêmio Segurador Brasil, que em 2019 chega à 16ª Edição.

Diferentemente das demais premiações existentes no mercado, o Prêmio Segurador Brasil reconhece com exclusividade e pioneirismo os melhores desempenhos dos conglomerados de grande e médio porte (faturamentos acima e até R$ 2,5 bilhões, respectivamente) – empresas seguradoras (resultados globais e por ramos), Previdência Privada, Capitalização e Resseguradoras Locais, além das Líderes de Mercado (Market Share) e de Maior Crescimento de Vendas, em todos os segmentos.

Paralelamente, o Prêmio Segurador Brasil traça um panorama ressaltando a relevância de empresas, entidades e profissionais na implantação e desenvolvimento de conceitos, produtos e serviços para o mercado segurador brasileiro, bem como as iniciativas em prol do consumidor e da sociedade.

trofeu-premio-segurador-brasil-2019

Critérios de Avaliação

Ranking 2018

A indicação técnica dos premiados (melhor desempenho, liderança e maior crescimento de vendas) é baseada na análise elaborada pela equipe de economistas e estatísticos da SILCON Estudos Econômicos, sob liderança do economista Claudio Contador, Ph.D, um dos mais respeitados do setor.

Conglomerados de Grande Porte

Conglomerados de Médio Porte

 

MELHOR DESEMPENHO

  • Conglomerados de Grande Porte, empresas que possuem um volume de prêmios/ano com faturamento acima de R$ 2,5 bilhões, no caso das seguradoras, capitalização e previdência, e acima de R$ 500 milhões (resseguradoras).
  • Conglomerados de Médio Porte, empresas que possuem um volume de prêmios/ano com faturamento até R$ 2,5 bilhões no caso das seguradoras, capitalização e previdência, e até R$ 500 milhões (resseguradoras).

A ordenação dos desempenhos foi aferida com a análise dos registros contábeis das empresas, conforme as estatísticas divulgadas no sistema SES da SUSEP, de acesso público e com credibilidade oficial. Para retratar as mudanças no desempenho, a análise utiliza os registros contábeis divulgados pela Susep e examina a posição de cada empresa em relação à média do mercado. Esta metodologia permite identificar as empresas com maior avanço e melhoria, independente do seu tamanho e das condições do mercado.

O 16º PRÊMIO SEGURADOR BRASIL CONFERIDO EM 2019 CONTA COM DUAS NOVIDADES: (1) A INCLUSÃO DE QUATRO NOVAS MODALIDADES DE RAMOS: MICROSSEGURO, SEGUROS DOTAIS, TRANSPORTE DE CARGAS NACIONAIS E TRANSPORTE DE CARGAS INTERNACIONAIS, E (2) A SEPARAÇÃO DA PREVIDÊNCIA ABERTA EM EAPP’S E DEMAIS.

 

METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE EMPRESAS

 

I – Os indicadores de desempenho

Emprego de quatro indicadores parciais e um composto, formado pela média dos indicadores parciais, tanto para os ramos como para os grupos econômicos.

  • Dinamismo medido pelo crescimento dos prêmios com o objetivo de identificar as seguradoras com maior expansão da carteira de apólices (total e por ramos).

Indicador 1 = 100 x (Prêmios 2018/Prêmios 2017 – 1)

  • Liderança medido pelo crescimento do Market Share da seguradora no ramo.


Indicador 2 = Market Share 2018 – Market share 2017

onde Market Share corresponde à participação do valor do prêmio da seguradora no total do mercado.

  • Gestão de risco medido pelo inverso da sinistralidade (ou seja, receita por unidade de sinistro, que avalia o desempenho das seguradoras na gestão do risco da carteira do ramo examinado).


Indicador 3 = Prêmio 2018/Sinistro 2018

  • Taxa de retribuição, no caso dos mercados de Capitalização e de Previdência, medida pela relação sorteios/arrecadação e desembolsos/arrecadação, respectivamente.

Indicador 3 = Sorteios 2018/Arrecadação 2018

Indicador 3 = Desembolsos 2018/Arrecadação 2018

  • Rentabilidade parcial bruta relativa, medida pela margem bruta (prêmios menos pagamentos de sinistros menos despesas administrativas) na carteira de apólice do ramo ou da seguradora em relação ao faturamento dos prêmios. No caso dos mercados de Capitalização e de Previdência, o indicador é similar e considera Receitas de arrecadação e desembolsos.

Para os ramos:

Indicador 4 = (Prêmios emitidos – Sinistros ocorridos – Despesas comerciais) / Prêmios emitidos

Para os grupos:

Indicador 4 = (Prêmios emitidos – Sinistros ocorridos – Despesas comerciais / Prêmios emitidos

  • Desempenho global medido pela média simples dos indicadores parciais 1, 2, 3 e 4. Em seguida o índice médio é ordenado por valor.

Indicador 5 = ( Ind 1 + Ind 2 + Ind 3 + Ind 4) / 4

 

II – As estatísticas e o período da avaliação:

1 – A fonte dos dados

Os dados são extraídos do site SES/SUSEP, nos mercados da sua supervisão (seguro, resseguro, capitalização e previdência privada aberta), em 8 de janeiro de 2019.

2 – Período

O período dos dados para a premiação abrange doze meses, de dezembro de 2017 a novembro de 2018, para as seguradoras, previdência e capitalização, e de novembro de 2017 a outubro de 2018 para resseguradoras.

 

Modalidades

Considerando o melhor desempenho econômico-financeiro dos conglomerados com faturamento inferior e acima de R$ 2,5 bilhões nos ramos :

  • Acidentes Pessoais;
  • Aeronáuticos;
  • Automóveis, exclusive DPVAT;
  • Auxílio Funeral;
  • Condomínio;
  • Crédito à Exportação;
  • Crédito Interno;
  • Doenças Graves e Terminais;
  • Educacional;
  • Empresarial;
  • Eventos Aleatórios;
  • Fiança Locatícia;
  • Garantia Estendida;
  • Garantias;
  • Habitacional;
  • Lucros Cessantes;
  • Marítimos;
  • Microsseguro;
  • Perda de Renda;
  • Prestamista;
  • RC Ambiental;
  • RC – D&O;
  • RC Geral;
  • RC e RCF Ônibus;
  • RC E&O
  • Residencial;
  • Riscos de Engenharia;
  • Riscos de Petróleo;
  • Riscos Diversos;
  • Seguros Dotais;
  • Riscos Nomeados e Operacionais;
  • Riscos Rurais;
  • Seguro Viagem;
  • Transportes Internacionais;
  • Transportes Nacionais;
  • Transporte de Cargas Nacionais;
  • Transporte de Cargas Internacionais;
  • Vida Individual;
  • Vida em Grupo.

 

Liderança de Vendas
(Market Share)

Num segmento tão competitivo, a liderança atesta a capacidade técnica e de gestão da empresa em um produto/carteira em reter clientes, conquistar novos consumidores e ampliar a sua participação no mercado.

O EVENTO SEGURADOR BRASIL prima por uma avaliação acurada e severa dos resultados, traduzindo o desempenho da empresa no seu ciclo de negócios, com as informações públicas fornecidas pela SUSEP. Com isso, se caracteriza uma democratização da avaliação, onde não basta vender muito sem produzir resultados favoráveis e vice-versa. A participação no mercado hoje não garante o mesmo desempenho amanhã. Por isto, o Prêmio identifica as empresas – independente do seu tamanho – que, por seus méritos, conseguem aumentar sua participação no mercado.

 

Maior Crescimento

O Mercado Brasileiro de Seguros a cada dia se torna mais competitivo. O mercado de ontem e a expansão passada já não servem para sinalizar o que vai acontecer amanhã. As fusões de grandes grupos, o ingresso e a criação de novas empresas com participação de investidores estrangeiros, a especialização em segmentos diferenciados, os novos produtos e as novas práticas ditadas pela globalização tornam o ambiente agressivo e mais competitivo. Obter um crescimento acima da média de mercado e da concorrência demonstra o esforço e a competência dos canais de distribuição e seus administradores.

 

Saúde/Odontológicas/Operadoras

Premiação especial promovida pela comissão de organização do Prêmio, dirigida às empresas (seguradoras/operadoras) do setor nas Categorias “Empreendedor Brasil”, “Destaque do Mercado”, “Marketing 10”, “Desbravadores” e “Mérito na Prestação de Serviços”, pela parceria com os corretores, avanço na receita de prêmios/faturamento, expansão, qualidade no atendimento, diferenciais, projeção nacional, inovações, pioneirismo e empreendedorismo, pelo contínuo investimento em tecnologias de ponta e na modernização de estruturas e equipamentos, soluções customizadas para pequenas, médias e grandes empresas, franquias, relacionamento junto às companhias seguradoras e no atendimento relacionado às operadoras de assistência à saúde/odontológicas.

“Mérito na Prestação de Serviços”

Voltado às empresas e instituições prestadoras de serviços, certificando a excelência desses trabalhos em prol do aperfeiçoamento, fortalecimento e crescimento da Indústria de Seguros no Brasil. Esta modalidade analisa o trabalho empreendedor das empresas, a criação e o desenvolvimento de produtos para o mercado, além de consistir numa forma de divulgação da empresa e atração de novos negócios.

Com a crescente dinâmica do mercado, os processos de fidelização e conquista de novos clientes tornaram-se desafiadores. Nesse sentido, o Prêmio Segurador Brasil 2019 (16ª Edição) – “Mérito na Prestação de Serviços” mostra estratégias inovadoras e revolucionárias no mercado brasileiro, que geraram confiança e fidelidade nas empresas e pessoas que utilizaram tais serviços e produtos.

Empresa que prestam serviços, direta ou indiretamente aos setores de Seguros, Previdência Privada, Capitalização e Saúde, estão automaticamente habilitadas a concorrer e participar da premiação.

 

“Empreendedor Brasil” Especial

Ações pioneiras e de liderança nos setores de seguros, saúde, serviços, entre outras, são destaques da premiação

Os participantes são selecionados e indicados pelo comitê da Brasil Notícias/Revista Segurador Brasil, especificamente organizado para este fim, utilizando informações de conhecimento público, divulgadas pelas empresas do mercado e coletadas através de levantamentos realizados em veículos independentes, arquivos próprios da área editorial da revista, pesquisas junto a profissionais do setor, empresas usuárias de serviços, levantamentos realizados junto a entidades etc.

 

SEGMENTOS PARTICIPANTES

Prestação de Serviços

  • Serviços Jurídicos Especializados;
  • Serviços de Certificação Digital;
  • Soluções para estoques de salvados;
  • Assistências 24 Horas;
  • Gerenciadoras de Riscos;
  • Gestão de Benefícios;
  • Reguladoras de Sinistros;
  • Assessorias e Consultorias;
  • Empresas de Vistoria Prévia;
  • Serviços Automotivos;
  • Soluções de Informática;
  • Companhias de Rastreamento/Tecnologia;
  • Serviços Relacionados à Saúde, Previdência;
  • Trabalhos de Informações Comerciais;
  • Empresas de Leilão;
  • Companhias de Avaliação;
  • Empresas de Segurança Pessoal e Patrimonial;
  • Serviços de Capacitação Profissional;
  • Entidades de Classe;
  • Centros de Estudos Técnicos;
  • Empreendedores de serviços avançados;
  • Operações Financeiras;

 

Os segmentos e, consequentemente, os serviços/produtos poderão ser desdobrados em nível nacional ou por região de atendimento, nas principais capitais do país e nos mais importantes municípios do território nacional.

“Desbravadores”

Destinado às empresas, em diversas carteiras, cujas ações pioneiras deram início a produtos e serviços que se tornaram destaques no mercado.

“Segurador Solidário”

Além do aspecto técnico, a premiação reconhece iniciativas em outros campos do relacionamento humano. As empresas do Século 21 têm como meta, além dos resultados e busca da eficiência na relação com seus clientes e parceiros de negócios, uma forte preocupação com a sociedade como um todo. Assim, foi instituído o troféu “Segurador Solidário”, entregue às empresas que manifestam uma efetiva preocupação com o bem-estar social nas áreas de saúde, educação, habitação e alimentação.

“Segurador Ambiental”

Reconhecimento às iniciativas das companhias do setor que visam o cuidado com o meio ambiente e a preocupação com a recuperação e a manutenção do equilíbrio do ecossistema.

“Marketing 10”

Instituição, Produtos, Relacionamento com fornecedores, Relacionamento com funcionários, Corretores, Campanhas de Incentivo são alguns exemplos da prática do marketing reconhecidos nesta homenagem. Na economia globalizada, os ativos intangíveis podem ser, em alguns casos, mais importantes que aqueles constantes do balanço patrimonial de uma empresa. Vamos valorizar as empresas e os responsáveis por essa área tão significativa da empresa moderna.

“Destaques do Mercado”

  • Segurador do Ano / Executivo de Seguros / Líderes Empresariais;
  • Modernização do Mercado / Liderança no Setor / Líder de Vendas / Expansão das Atividades / Destaque no Relacionamento com o Cliente;
  • Datas comemorativas envolvendo as Companhias / Recordes;
  • Empreendedores nas áreas de Seguros e Serviços.

“Profissional Corretor”

Homenagem às corretoras nacionais e internacionais, assessorias de seguros que se destacam no mercado; entidades e Sindicatos de Corretores que têm se destacado em suas gestões, conceitos e aperfeiçoamentos.

Organização/Coordenação
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Telefones: (11) 5594-3902 / (11) 5594-4072
Celular: (11) 99122-6277

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