REGULAMENTO
19ª EDIÇÃO

PRÊMIO 2022

Evento referência do mercado nacional de seguros

A Brasil Notícias Editora e Comunicação Empresarial e a JCL Eventos/Ação Integrada – empresas responsáveis pela Revista e Portal Segurador Brasil, com 29 anos de reconhecida atuação e credibilidade na área editorial (26 na área segmentada de seguros) – promovem o principal e mais concorrido evento destinado às empresas, entidades e profissionais que se destacaram neste importante segmento da economia brasileira. O Prêmio Segurador Brasil em 2022 chega à 19ª Edição, numa trilha de sucesso em identificar e premiar as empresas e instituições com papel relevante no mercado de seguros.

A premiação terá um formato HÍBRIDO VIRTUAL, mantendo as características que compõem o DNA do Prêmio Segurador Brasil: Credibilidade, Transparência, Critérios Técnicos de Avaliação, Extrema Visibilidade e Fomento da Indústria Nacional de Seguros

Diferentemente das demais premiações existentes no mercado, o Prêmio Segurador Brasil reconhece com exclusividade e pioneirismo os melhores desempenhos das empresas de grande e médio porte (faturamentos acima e até R$ 2,5 bilhões, respectivamente) –  Seguradoras  (resultados globais e por ramos), Previdência Privada, Capitalização e Resseguradoras Locais, além das Líderes de Mercado (Market Share) e de Maior Crescimento de Vendas, em todos os segmentos. Os resultados “Destaque” no mercado de seguros e as empresas “Inovadoras” também integram a premiação.

Paralelamente, o Prêmio Segurador Brasil traça um panorama ressaltando a relevância de empresas, entidades e profissionais na implantação e desenvolvimento de conceitos, produtos e serviços para o mercado segurador brasileiro, bem como as iniciativas em prol do consumidor e da sociedade.

OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os dois últimos anos foram difíceis para as atividades econômicas e para as condições sociais. A pandemia teve impactos severos nas mais diversas atividades, mas o setor de seguros mais uma vez mostrou resiliência. Muitas empresas se destacaram em vencer as dificuldades, e esta premiação reflete estes vencedores.

A indicação técnica dos premiados é baseada na análise elaborada pela equipe de economistas e estatísticos da SILCON Estudos Econômicos, sob liderança do economista Claudio Contador, Ph.D, um dos mais respeitados do setor.

As empresas avaliadas estão classificadas em Grande e Médio Porte.

  • Conglomerados de Grande Porte, empresas que possuem um volume de prêmios/ano com faturamento acima de R$ 2,5 bilhões, no caso das Seguradoras, Capitalização e Previdência, e acima de R$ 500 milhões (resseguradoras).
  • Conglomerados de Médio Porte, empresas que possuem um volume de prêmios/ano com faturamento até R$ 2,5 bilhões no caso das Seguradoras, Capitalização e Previdência, e até R$ 500 milhões (resseguradoras).

A ordenação dos desempenhos é aferida com análise dos registros contábeis das empresas, conforme as estatísticas divulgadas no sistema SES da SUSEP, de acesso público e com credibilidade oficial. Para retratar as mudanças no desempenho, a análise utiliza os registros contábeis divulgados pela SUSEP e examina a posição de cada empresa em relação à média do mercado. Esta metodologia permite identificar as empresas com maior avanço e desempenho, independente do seu tamanho e das condições do mercado. As empresas são identificadas pelo título e CNPJ, conforme registrado na SUSEP.

O EVENTO SEGURADOR BRASIL é baseado numa avaliação acurada e severa dos resultados, traduzindo o desempenho da empresa no seu ciclo de negócios, com as informações públicas fornecidas pela SUSEP. O Prêmio destaca as empresas – independente do seu tamanho – que, por seus méritos, conseguem aumentar sua participação no mercado.

A ANÁLISE DO DESEMPENHO

I – Os indicadores de desempenho

A análise adota quatro indicadores parciais e um composto, formado pela média dos indicadores parciais, tanto para os ramos como para os grupos econômicos.

  • Dinamismo, medido pelo crescimento dos prêmios com o objetivo de identificar as seguradoras com maior expansão da carteira de apólices (total e por ramos) no ano em comparação com o período anterior.

Indicador 1 = 100 x (Prêmios 2021/Prêmios 2020- 1)

Este indicador serve para mostrar que num setor dinâmico, o mercado de ontem e a expansão passada já não servem para sinalizar o que vai acontecer amanhã. As fusões de grandes grupos, o ingresso e a criação de novas empresas com participação de investidores estrangeiros, a especialização em segmentos diferenciados, os novos produtos e as novas práticas ditadas pela globalização tornam o ambiente agressivo e mais competitivo. Obter um crescimento acima da média de mercado e da concorrência reflete o esforço e a competência dos canais de distribuição e seus administradores.

  • Liderança medido pelo crescimento do Market Share da seguradora no ramo.

Indicador 2 =  Market Share 2021 – Market Share 2020

onde Market Share corresponde à participação do valor do prêmio da seguradora no total do mercado.

Num mercado competitivo, a liderança atesta a capacidade técnica e de gestão da empresa em uma carteira em reter clientes, conquistar novos consumidores e ampliar a sua participação no mercado.

  • Gestão de risco medido pelo inverso da sinistralidade (ou seja, receita por unidade de sinistro, que avalia o desempenho das seguradoras na gestão do risco da carteira do ramo examinado).

Indicador 3 = Prêmio 2021/Sinistro 2020

  • Taxa de retribuição, no caso dos mercados de Capitalização e de Previdência, medida pela relação sorteios/arrecadação e desem-bolsos/arrecadação, respectivamente.

Indicador 3 = Sorteios 2021/Arrecadação 2020

Indicador 3 = Desembolsos 2021/Arrecadação 2020

  • Rentabilidade parcial bruta relativa, medida pela margem bruta (prêmios menos pagamentos de sinistros menos despesas administrativas) na carteira de apólice do ramo ou da seguradora em relação ao faturamento dos prêmios. No caso dos mercados de Capitalização e de Previdência, o indicador é similar e considera Receitas de arrecadação e desembolsos.

Para os ramos:

Indicador 4 = (Prêmios emitidos– Sinistros ocorridos – Despesas comerciais) / Prêmios emitidos

Para os grupos:

Indicador 4 = (Prêmios emitidos – Sinistros ocorridos– Despesas comerciais) / Prêmios emitidos

  • Desempenho global medido pela média simples dos indicadores parciais 1, 2, 3 e 4. Em seguida o índice médio é ordenado por valor.

Indicador 5 = ( Ind 1 + Ind 2 + Ind 3 + Ind 4) / 4

II – As estatísticas e o período da avaliação:

1 – A fonte dos dados

Os dados são extraídos do site SES/SUSEP, nos mercados da sua supervisão (seguro, resseguro, capitalização e previdência privada aberta), conforme os registros em 17 de janeiro de 2022.

2 – Período

O período dos dados para a análise abrange sempre doze meses: de dezembro de 2020 a novembro de 2021, para as seguradoras, previdência e capitalização, e de novembro de 2020 a outubro de 2021 para resseguradoras.

III – As modalidades dos ramos

A análise considera o melhor desempenho econômico-financeiro dos conglomerados com faturamento inferior e acima de R$ 2,5 bilhões nos ramos:

  • Acidentes Pessoais
  • Aeronáuticos
    Automóveis, exclusive DPVAT
  • Auxílio Funeral
  • Cibernéticos
  • Condomínio
  • Crédito à Exportação
  • Crédito Interno
  • Doenças Graves e Terminais
  • Educacional
  • Empresarial
  • Eventos Aleatórios
  • Fiança Locatícia
  • Garantia Estendida
  • Garantias
  • Habitacional
  • Lucros Cessantes
  • Marítimos
  • Microsseguro
  • Perda de Renda
  • Prestamista
  • RC Ambiental
  • RC – D&O
  • RC Geral
  • RC e RCF Ônibus
  • RC E&O
  • Residencial
  • Riscos de Engenharia
  • Riscos de Petróleo
  • Riscos Diversos
  • Seguros Dotais
  • Riscos Nomeados e Operacionais
  • Riscos Rurais
  • Seguro Viagem
  • Transportes Internacionais
  • Transportes Nacionais
  • Transportes de Cargas Nacionais
  • Transportes de Cargas Internacionais
  • Vida Individual
  • Vida em Grupo

Saúde/Odontológicas/Operadoras

Premiação especial promovida pela comissão de organização do Prêmio, dirigida às empresas (seguradoras/operadoras) do setor nas Categorias “Empreendedor Brasil”, “Destaque do Mercado”, “Marketing 10”, “Desbravadores” e “Mérito na Prestação de Serviços”, pela parceria com os corretores, avanço na receita de prêmios/faturamento, expansão, qualidade no atendimento, diferenciais, projeção nacional, inovações, pioneirismo e empreendedorismo, pelo contínuo investimento em tecnologias de ponta e na modernização de estruturas e equipamentos, soluções customizadas para pequenas, médias e grandes empresas, franquias, relacionamento junto às companhias seguradoras e no atendimento relacionado às operadoras de assistência à saúde/odontológicas.

“Mérito na Prestação de Serviços”

Voltado às empresas e instituições prestadoras de serviços, certificando a excelência desses trabalhos em prol do aperfeiçoamento, fortalecimento e crescimento da Indústria de Seguros no Brasil. Esta modalidade analisa o trabalho empreendedor das empresas, a criação e o desenvolvimento de produtos para o mercado, além de consistir numa forma de divulgação da empresa e atração de novos negócios.

Com a crescente dinâmica do mercado, os processos de fidelização e conquista de novos clientes tornaram-se desafiadores. Nesse sentido, o Prêmio Segurador Brasil 2022 (19ª Edição) – “Mérito na Prestação de Serviços” mostra estratégias revolucionárias no mercado brasileiro, que geraram confiança e fidelidade nas empresas e pessoas que utilizaram tais serviços e produtos.

Empresa que prestam serviços, direta ou indiretamente aos setores de Seguros, Previdência Privada, Capitalização e Saúde, estão automaticamente habilitadas a concorrer e participar da premiação.

“Empreendedor Brasil” Especial

Ações pioneiras e de liderança nos setores de seguros, saúde, serviços, entre outras, são destaques da premiação. Os participantes são selecionados e indicados pelo comitê da Editora Brasil Notícias/JCL Eventos/Ação Integrada/Revista Segurador Brasil -, especificamente organizado para este fim, utilizando informações de conhecimento público, divulgadas pelas empresas do mercado e coletadas através de levantamentos realizados em veículos independentes, arquivos próprios da área editorial da revista, pesquisas junto a profissionais do setor, empresas usuárias de serviços, levantamentos realizados junto a entidades etc.

“Inovação” – “Cases”

A categoria reconhece as organizações que, por meio da implementação de processos, métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação produzem um ambiente profícuo à geração de inovações. A avaliação identifica efetivos resultados para a organização e aumento dos níveis de competitividade da empresa.

SEGMENTOS PARTICIPANTES

Prestação de Serviços

  • Startups/Insurtechs para o setor
  • Serviços Jurídicos Especializados
  • Serviços de Certificação Digital
  • Soluções para estoques de salvados
  • Assistências 24 Horas
  • Gerenciadoras de Riscos
  • Gestão de Benefícios
  • Reguladoras de Sinistros
  • Assessorias e Consultorias
  • Empresas de Vistoria Prévia
  • Serviços Automotivos
  • Soluções de Informática
  • Companhias de Rastreamento/Tecnologia
  • Serviços Relacionados à Saúde, Previdência
  • Trabalhos de Informações Comerciais
  • Empresas de Leilão
  • Companhias de Avaliação
  • Empresas de Segurança Pessoal e Patrimonial
  • Serviços de Capacitação Profissional
  • Entidades de Classe
  • Centros de Estudos Técnicos
  • Empreendedores de serviços avançados
  • Operações Financeiras
  • Outros

Os segmentos e, consequentemente, os serviços/produtos poderão ser desdobrados em nível nacional ou por região de atendimento, nas principais capitais do país e nos mais importantes municípios do território nacional.

“Desbravadores”

Destinado às empresas, em diversas carteiras, cujas ações pioneiras deram início a produtos e serviços que se tornaram destaques no mercado.

“Segurador Solidário”

“Sustentabilidade”

“Segurador Ambiental” 

Além do aspecto técnico, a premiação reconhece iniciativas em outros campos. As empresas do Século 21 têm como meta, além dos resultados e busca da eficiência na relação com seus clientes e parceiros de negócios, uma forte preocupação com a sociedade/sustentabilidade. Assim, foi instituído os troféus “Segurador Solidário”, “Segurador Brasil Sustentabilidade”, “Segurador Brasil Ambiental” às empresas que manifestam uma efetiva preocupação com o bem-estar social e de incentivo às boas práticas e preservação.

“Marketing 10”

Instituição, Produtos, Relacionamento com fornecedores, Relacionamento com funcionários, Corretores, Campanhas de Incentivo são alguns exemplos da prática do marketing reconhecidos nesta homenagem. Na economia globalizada, os ativos intangíveis podem ser, em alguns casos, mais importantes que aqueles constantes do balanço patrimonial de uma empresa. Vamos valorizar as empresas e os responsáveis por essa área tão significativa da empresa moderna.

“Destaques do Mercado”

“Líderes do Mercado”

  • Segurador do Ano /Executivo de Seguros/Líderes Empresariais;
  • Modernização do Mercado/Liderança no Setor/Líder de Vendas /Expansão das Atividades/Destaque no Relacionamento com o Cliente;
  • Datas comemorativas envolvendo as Companhias/Recordes;
  • Empreendedores nas áreas de Seguros e Serviços.

“Profissional Corretor”

Homenagem às corretoras nacionais e internacionais, assessorias de seguros que se destacam no mercado; entidades e Sindicatos de Corretores que têm se destacado em suas gestões, conceitos e aperfeiçoamentos.

Organização/Coordenação
Brasil Notícias Editora e Comunicação Empresarial
JCL Eventos/Ação Integrada

João Carlos Labruna
[email protected]
[email protected]
Tel: (11) 99122-6277 (WhatsApp)

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